Tênis de corrida: Entenda qual é o melhor para você

No mundo esportivo o tênis é peça fundamental principalmente no mundo da corrida, de fato existem muitas informações disponíveis, mas nem sempre a veracidade e qualidade das informações são verificadas através dos estudos científicos. Quando pensamos em uma indicação de tênis de corrida para um corredor temos que levar em consideração aspectos como:

– Individualidade biológica

– Repertório de movimento do atleta

– Experiência prévia

– Conforto

Vamos falar de cada item citado acima colocar no contexto da corrida.

Individualidade biológica

                Quando falamos de individualidade biológica é a capacidade do nosso corpo ter comportamentos diferentes de acordo com estímulo imposto, que geram adaptações específicas. Nesse contexto a corrida impõe ao atleta volume, ou seja, a quilometragem semanal do seu treinamento e a intensidade que será a velocidade e ritmo imposto. Essas 2 variáveis terão impactos direto sobre a adaptação do atleta, além da capacidade física que o atleta irá conquistar com treinamentos de força, potência, resistência, mobilidade e várias outras valências impostas pela corrida.

Quando pensamos em um tênis para esse atleta, temos que levar em consideração vários fatores interagindo como os tecidos corporais e a fisiologia do atleta.

Repertório de movimento do atleta

                A prática de atividades físicas e esportiva desde a primeira infância e o contato com esporte são fundamentais para o corredor criar um repertório de movimentos coordenados e desenvolver uma série de potenciais fiscos. Quando um individuo escolhe a corrida como atividade física e competitiva essa “bagagem” proporcionada facilita o atleta a desenvolver a corrida de forma mais eficiente.

Esse repertório de movimento auxilia os profissionais do movimento indicar e o atleta escolher um calçado de acordo com seu potencial, ou seja, um tênis de mais performance para quem tem um controle de movimento, coordenação ou um tênis que controle o movimento para os corredores recreacionais e iniciantes na modalidade.

Experiência prévia

                Esse é um item fundamental principalmente para os corredores que possuem mais experiência com a corrida, e comum pelo apelo do marketing pelas marcas de tênis o corredor cogitar uma mudança de calçado, se isso ocorrer perto de uma prova ou treinamento com um volume maior podem ter consequências desastrosas para o corredor. Um exemplo dessa transição que é o corredor transitar de um tênis mais maximalista para um tênis mais minimalista sem respeitar o período de adaptação que na literatura nos preconiza entre 4 a 6 meses de adaptação. Isso acontece com outros tipos de tênis também, vamos especificar nesse texto sobre como definir se seu tênis é maximalista ou minimalista.

Conforto

                Esse item está inserido em alguns artigos e está de acordo com a percepção subjetiva e sensitiva do tênis no pé do corredor, esse item é fundamental que o corredor ao experimentar o tênis sinta qual a percepção em pé, ao se movimentar em algumas lojas especializadas há possibilidade de experimentar na esteira para sentir o tênis ao correr.

Anatomia do Tênis de Corrida

Anatomia do tênis

A escolhe das principais características do tênis é primeira questão está relacionado ao esporte praticado, por exemplos esportes de quadra exigem diferentes características do que esportes como corrida, trilha entre outros. Mas como estamos falando de corrida, vamos os principais itens para observar.

Caixa de dedos– Esse item é essencial, principalmente que possuem queixas de dores na região ou se possuem histórico por exemplo de Neuroma de Morton. O tênis deve permitir essa abertura dos dedos principalmente na corrida que contribuem na movimentação dos dedos que serão fundamentais para o ciclo da corrida.

Entresola– Será a características em relação da pisada, mais macia ou mais dura em relação a diferentes partes do solado, por exemplo uma densidade maior na região do arco plantar para atletas que fazem pronação excessiva, isso permite resistir mais aquela característica da pisada. Em relação a performance terá uma contribuição em relação a força de reação do solo, quanto mais densidade menos controle. Para atletas que possuem ótimo controle do movimento tênis com essas características serão mais indicados, para atletas mais inexperientes na corrida será indicado tênis mais flexíveis com maior controle.

Características principais tênis de corrida

DROP

O Drop é a diferença entre a altura do calcanhar e onde os dedos dos pés começam, normalmente medida em milímetros, quanto mais próxima do 0 mais minimalista será o tênis.

Drop do tênis

Flexibilidade

A flexibilidade do tênis será importante principalmente na parte anterior para impulsão e a parte torsional para transferência de energia de uma região para outra. A indicação da flexibilidade irá depender do objetivo mais controle do movimento ou mais performance e conforto também.

Flexibilidade

Flexibilidade torsional

flexibilidade torsional
flexibilidade torsional

Peso

O peso do tênis para um corredor pode interferir diretamente na sua performance, quando há elementos do tênis que melhoram o controle do movimento e amortecimento mais pesado será, o ideal será equilibrar entre as características do atleta e qual o ténis mais indicado para o momento da corrida.

Peso do tênis

Controle estabilidade do movimento

A tecnologia colocada nos tênis nem sempre promete o que é proposto, um exemplo disso será o retorno de energia que algumas marcas propõe, mas as pesquisas científicas não demostram a capacidade desse potencial para corrida.

controle do tênis
Controle de calcaneo
Controle do tênis

Tênis de corrida maximalista X Tênis de corrida minimalista

As palavras “Minimalista” e “Maximalista” são amplamente usadas para promover ou vender diferentes modelos de tênis. As Características específicas podem estar associadas a determinadas categorias de tênis, dependendo das tendências do mercado, embora elas simplesmente representem um aspecto do tênis. Os efeitos dos tênis minimalistas ou maximalistas na mecânica de corrida ou lesões nas lesões sem considerar várias características diferentes, o que vemos dentro da literatura científica somente a mudança das lesões pela mecânica da corrida. A inclusão de todos esses aspectos nos ajudará a entender os efeitos do calçado na mecânica de corrida e, por sua vez, ajudará no desenvolvimento de diretrizes clínicas para a transição entre diferentes tipos de calçados

Você sabia Experts na área de corrida desenvolveram uma maneira de definir quanto minimalista é o seu tênis, esse tipo de definição ajuda no momento de transição para mudança de tênis mais minimalista de forma progressiva, esse índice ajuda no momento de fazer a transição reduzindo o risco de lesões.

Calcule o índice de minimalismo do seu tênis aqui

Referência: The Minimalist Index was developed following an expert consensus led by 

Jean-Francois ESCULIER, Blaise DUBOIS, Jean-Sébastien ROY & Clermont E. DIONNE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *